Entrevista a P. Bento
O confronto com o Estrela da Amadora assume especial importância para os leões perseguirem o objectivo que lhes resta no Campeonato: o segundo lugar e o apuramento directo para a Liga dos Campeões. As vitórias sobre Marítimo e Basileia (Taça de Portugal e Taça UEFA) elevaram os níveis anímicos, mas Paulo Bento recusa que, em duas semanas, a equipa tenha passado do pior... ao melhor momento da época - o técnico é avesso a alarmismos e a... euforias...
P O Sporting recebe o Estrela no regresso à Bwin Liga. Em Alvalade, tem conseguido uma série de bons resultados. A equipa está em crescendo?
R O Sporting fez uma grande exibição para a Taça UEFA e uma boa exibição para a Taça de Portugal, jogos em que conseguiu dois bons resultados. Voltamos a disputar uma competição em que temos sentido mais dificuldade, sendo verdade que, em casa, temos obtido bons resultados - em todas as competições, de resto - e tentaremos somar mais três pontos, sabendo que o Estrela, apesar de ainda não ter vencido fora, tem empatado várias vezes, está numa situação que não é confortável e tentará, por certo, pontuar em Alvalade. Ou seja, o resultado com que iniciamos o jogo serve ao Estrela, cabe-nos desmontar essa estratégia.
P Após as exibições e triunfos sobre Marítimo e Basileia, pode-se entender que o Sporting atravessa o seu melhor momento na época?
R Há 15 dias, se calhar, passávamos o pior momento, agora, após duas vitórias, já estamos no melhor momento… Eu não consigo entender o futebol assim. Naturalmente, temos vivido momentos de dificuldade, ao longo da época, por diversos factores. O que temos de fazer, a poucos meses de terminar a temporada, mas com tantos objectivos para alcançar ainda, é ter consciência de que soubemos sofrer até aqui para ter capacidade de chegar a este momento com possibilidade de triunfar em algumas frentes. É cedo para fazer um balanço da época, sabemos que vamos continuar a sentir dificuldades, mas estou convicto de que alcançaremos alguns dos objectivos traçados. Claro que passámos a eliminatória da Taça de Portugal e conseguimos uma boa vantagem na Taça UEFA, mas não é por aí que podemos entrar em euforias ou pensar que está tudo feito. Há objectivos por conquistar, e cabe-nos demonstrar capacidade e qualidade para concretizá-los.
P Este jogo com o Estrela da Amadora, até pela proximidade da deslocação a Basileia, pode ser aproveitado para fazer algumas "poupanças"?
R Vou fazer algumas alterações em função do adversário e daquilo que pretendemos para este jogo, levando naturalmente em conta algum desgaste que um ou outro jogador possa apresentar, mas sempre com o objectivo claro numa competição em que queremos chegar ao segundo lugar e, nesse sentido, um jogo muito importante pela conquista dos três pontos. As alterações que fizermos nunca serão em função do jogo de Basileia, mas sim por uma gestão da equipa, o que temos vindo a fazer, em ciclos mais cadenciados de jogos.
Tiuí... ou Purovic com Liedson
A ausência, por lesão, de Simon Vukcevic, médio/avançado que tem acompanhado Liedson no ataque, cotando-se como elemento determinante no rendimento da equipa, foi abordada por Paulo Bento, que não teme que o colectivo se ressinta: "Não, não temo. Já tivemos alturas em que perdemos outros jogadores. Agora, estamos impossibilitados de contar com o Simon [Vukcevic] e teremos de encontrar outra solução, como fizemos, de resto, em situações idênticas. Tentamos sempre ser fortes colectivamente para que essas ausências não se notem tanto, e temos tido umas quantas, algumas prolongadas. O Derlei [um desses casos] não será opção para este jogo. Ainda não é o momento adequado para que seja convocado, em função do tempo de paragem e recuperação. Será o Tiuí ou o Purovic ao lado do Liedson."
in "O jogo" online
0 Rugidos:
Enviar um comentário
<< Home