SCP
 2.12.2008

Taça UEFA: Sporting pioneiro

Primeira SAD, primeira Academia e... primeiro clube português a jogar nas competições europeias. O Sporting assinala amanhã o encontro 200 em provas organizadas pela UEFA [ver apoio], numa história com pouco mais de 50 anos e... um momento alto – o triunfo na Taça das Taças, em 1963/64. Já o início da caminhada leonina foi uma autêntica aventura, que teve o jornal francês “L’Équipe” como condutor.

Em Dezembro de 1954, após um triunfo do Wolverhampton sobre o Honved, Gabriel Hanot ficou chocado com as manchetes dos tablóides ingleses. “Somos os campeões do Mundo”, lia-se. “Para isso têm de viajar até Moscovo e Budapeste, antes de jogarem contra Real Madrid ou Milan”, respondeu o jornalista gaulês. Assim, Hanot juntou-se com alguns redactores do “L’Équipe” e começou a desenhar a Taça dos Campeões Europeus – o Sporting foi o representante desse lote, apesar de o campeão ter sido o... Benfica. Porquê? “Por uma questão de prestígio”, esclareceu-se na altura. E os leões estavam à beira da estreia...

A meio gás

Pode mesmo dizer-se que os lisboetas estrearam a nova prova porque a primeira ronda começou em Setembro de 1955 com o Sporting-Partizan e só terminou em Novembro. No entanto, como o José Alvalade estava ainda em construção (seria inaugurado dez meses depois), o encontro decorreu no Estádio Nacional e terminou 3-3. O que já se temia seria confirmado em Belgrado: o adversário era mais forte e a derrota por 2-5 na segunda mão acabou por surgir de forma natural.
No entanto, o triunfo inaugural em provas da UEFA – que foi também o primeiro de um conjunto nacional na Europa – não tardaria muito: a 1 de Outubro de 1958, os leões bateram o DOS Utrecht por 4-3, na Holanda, com um golo de Vasques, único violino a facturar fora do País.

Troféu

Em 199 compromissos oficiais, o Sporting chegou a duas finais europeias, tendo conquistado a Taça das Taças e perdido a Taça UEFA (prova-tipo a partir de 1975...), ainda bem presente na memória. E é ainda a única formação portuguesa que nunca falhou nenhum ano na Europa. Pelo meio, são inúmeras as histórias caricatas que se foram sucedendo.
E existe uma verdade... escondida – sem que ninguém o assuma, o actual grupo de trabalho leonino acredita que pode chegar ao troféu já este ano...

assim disse Ultra CDX @ 23:25   0 rugidos
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa