SCP
 9.05.2006

Afinal o que é o famoso Caso Mateus???

Vamos rever...

O Caso Mateus

Gil Vicente contrata Mateus ao Lixa
Em Janeiro de 2006, a Liga recusa a inscrição do jogador. Motivo: depois de ter contrato com o Felgueiras, e de uma passagem por uma divisão não profissional, Mateus teria de ficar sem competir nas provas profissionais até ao final da época, ao abrigo dos regulamentos da Liga de Clubes.
Ainda em Janeiro, o Gil Vicente recorreu aos tribunais para inscrever o jogador. O Tribunal de Braga considerou não ter competência para dar seguimento ao processo. Mais tarde, o Tribunal Administrativo do Porto dá instruções à Liga para inscrever Mateus.
A Liga contesta a decisão do Tribunal, mas decide inscrever provisoriamente o jogador.
Mateus faz quatro jogos no escalão principal.
O Tribunal do Porto dá razão à Liga de Clubes, que anula a inscrição do jogador do Gil Vicente.

Belenenses contesta
Em Maio, já depois das queixas de V. Setúbal e Académica sobre a utilização irregular de Mateus, o Belenenses contesta o recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns e faz uma participação à Liga de Clubes.
Votações polémicas
Em Junho, a Comissão Disciplinar da Liga decide abrir um processo ao clube de Barcelos.
Primeira votação da Comissão Disciplinar da Liga termina com um "empate" (2-2). O juiz Gomes da Silva invoca um voto de qualidade e por isso ganha o Gil Vicente.
Belenenses recorre para o Conselho de Justiça, que dá razão aos azuis do Restelo, e remete o processo novamente para a Comissão Disciplinar da Liga, sem a interferência e o voto de Domingos Gomes, filho de um ex-vice-presidente do Gil Vicente.
Juiz Gomes da Silva demite-se e deixa Comissão Disciplinar sem quórum.
Presidente da Mesa da Assembleia-geral da FPF nomeia novo conselheiro, José Fonseca, para a Comissão Disciplinar (juntando-se a Pedro Mourão e Francisco Cebola)
Gil Vicente recorre a providência cautelar
Em Agosto, a Comissão Disciplinar dá razão ao Belenenses por unanimidade e decide despromover o Gil Vicente.

Gil Vicente recorre para o Conselho de Justiça da Federação.
O órgão Federativo mantém a posição da Comissão Disciplinar, por unanimidade (dá razão ao Belenenses).
Gil Vicente interpõe uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa, que suspende a eficácia do acto de descida de divisão do clube de Barcelos.

Dia 25 de Agosto, a Liga decide alterar os jogos: ao contrário do definido pelo Conselho de Justiça, a Liga elabora o mapa de jogos com o Benfica-Gil Vicente e o Leixões-Belenenses. Mas a Comissão Executiva da Liga suspende, por indicação do Conselho de Justiça, os jogos do Belenenses, Gil Vicente e Leixões, depois de o clube de Matosinhos ter apresentado um recurso com efeito suspensivo.

Ultimato da FIFA
A 6 de Setembro, a Federação Portuguesa de Futebol invoca interesse público depois de ter recebido uma carta da FIFA, de forma a evitar sanções ao futebol português. O Belenenses entra no calendário da primeira Liga e o Gil Vicente desde à Liga de Honra.

assim disse Ultra CDX @ 20:17  
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa