SCP
 1.22.2008

Em luta pela baliza

A luta pela baliza do Sporting já fez correr muita tinta, sobretudo depois da polémica que envolveu o guarda-redes sérvio Vladimir Stojkovic aquando a saída da sua entrevista, e promete continuar acessa nos próximos tempos, fruto das melhores médias que "Stoi" apresenta, como revelamos nesta análise da eficácia de ambos entre os postes - Tiago também foi opção de recurso em alguns jogos desta temporada, mas uma lesão impede a sua utilização nos próximos dois meses.

Contratado no início da temporada ao Nantes, por um milhão de euros, para substituir o então capitão Ricardo, que estava de saída, Stojkovic pegou de estaca na baliza leonina no arranque da temporada, rubricando algumas exibições amplamente elogiadas pela crítica. No entanto, o sérvio foi prejudicado por lesões e por uma polémica recente, que acompanhámos e acerca da qual já aqui deixei a minha opinião, acabando por perder o estatuto de titular indiscutível.
"Stoi" apresenta uma eficácia entre os postes de 88,5% (defendeu 77 dos 87 remates efectuados pelos adversários nos quinze encontros em que participou, o que dá uma média de 5,1 defesas por jogo) e sofreu dez golos em quinze jogos... entre os quais alguns com grau de dificuldade elevada, como o dérbi com os lampiões, dois clássicos com os tripeiros, a recepção ao Manchester United e a deslocação a Kiev.
Na sequência da polémica que indignou o balneário, Paulo Bento afirmou que Stojkovic não seria "prejudicado desportivamente", mas a verdade é que o actual estatuto do sérvio é o de "guarda-redes das Taças", ou seja, suplente nas principais competições mas titular na secundárias... embora seja nestas que, a meio da temporada, o nosso Sporting aposta para terminar a época com títulos dada a má campanha na Bwin Liga.

As médias de Rui Patrício são inferiores às de Stojkovic, situação normal pela falta de experiência (tendo em conta a sua idade) numa posição tão específica como a de guarda-redes: 78% de eficácia entre os postes, a que corresponde uma média de um golo sofrido por jogo e 3,5 defesas por partida.
Os números do guardião no qual Pulo Bento e a SAD depositam grandes esperanças ficam aquém dos do sérvio , mesmo quando este efectuou apenas dois desafios teoricamente complicados: com o Manchester United e com o D. Kiev. O dono da camisola um dos leões tem sido, de facto - desde a visita ao Leixões - primeira opção para Paulo Bento.


E a tua opinião, qual é? Comenta aqui.

assim disse Ultra CDX @ 17:01   0 rugidos
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa