SCP
 10.25.2007

Erros infantis penalizam-nos

Continua bem viva a maldição que assola o Sporting nas deslocações a Itália, país onde, nas competições europeias, nunca foi capaz de conquistar uma vitória. Ontem, apesar de ter contrariado a teórica superioridade do poderoso Roma durante quase todo o encontro, voltou a sucumbir ao papel de vítima, graças a um golo do avançado que rendeu Totti, lesionado na primeira parte: Vucinic decidiu a contenda aos 70'.


A surpreendente ausência de Polga marcou o início do encontro, tendo Paulo Bento optado por recuar Miguel Veloso para o eixo da defesa, enquanto João Moutinho se encarregava da posição seis, à frente do quarteto mais recuado. Estava aberta a porta à utilização simultânea de Izmailov e Vukcevic nos vértices exteriores do losango. O equilíbrio da estrutura manteve-se, e isso mesmo ficou patente ao longo da primeira parte.

Ainda assim, o fantástico ambiente criado pelos "tifosi" romanos impulsionou a equipa anfitriã nos primeiros minutos do encontro, e, depois de um período de estudo mútuo, Juan marcou o primeiro na sequência de um canto, culminando uma fase de maior pressão transalpina. Instalava-se o receio entre os adeptos leoninos, que, contudo, foi quase instantaneamente dissipado por um fantástico remate de Liedson: à cabeçada, deu cabo da "maldição" pessoal que o impedia de assinar um golo na Champions - excelente a incursão de Abel, bem como o cruzamento.

O empate pôs o Roma em sentido, e a personalidade do leão começou a sobressair. Então, só de bola parada os italianos assustavam - perder Polga foi um rude golpe para o jogo aéreo verde e branco, departamento no qual Miguel Veloso revela persistentes limitações -, mas os cantos e livres laterais eram uma preocupação constante para a baliza de Tiago.

Se o início do segundo tempo fica ligado à defesa de Tiago a penálti apontado por Mancini, a punir falta inexistente, o equilíbrio que se seguiu acabou por ser desfeito pelo golo de Vucinic (70'). Os derradeiros 20 minutos foram incaracterísticos, já que Paulo Bento reduziu a três os elementos da defesa e apostou tudo no ataque, sem benefícios evidentes.

O Sporting deixa Roma com uma derrota cuja dor é atenuada por uma certeza: há capacidade para vencer em Alvalade.


ÁRBITRO
Sorte saiu... à casa

O penálti inventado por Terje Hauge (47') foi o expoente máximo da já conhecida tendência caseira do juiz holandês, ligeiramente atenuada depois desse lance. Alguém acredita que, durante a primeira parte, o Sporting tenha cometido nove faltas e o Roma apenas uma, e apenas aos 42'?


Roma 2 - Sporting 1

Estádio Olímpico de Roma
Relvado bom estado
26 893 espectadores

Árbitro
Assistentes
4.º árbitro
Terje Hauge [NORUEGA]
Steinar Holvik + Jan Petter Randen
Tommy Skjerven

Roma
Treinador luciano spalletti

32 Doni GR
2 Panucci LD
5 Mexés DC
4 Juan DC
22 Tonetto LE
16 De Rossi MD
7 Pizarro MD
77 Cassetti AD
14 Giuly MO a 73'
30 Mancini AE a 86'
10 Totti AV a 35'
1 Curci GR
3 Cicinho LD d 86'
21 Ferrari DC
15 Antunes LE
33 Matteo Brighi MD d 73'
29 Barusso MO
9 Vucinic AV d 35'

GOLOS
1-015'
Juan

2-169'
Vucinic

Amarelos
44' Cassetti70' Vucinic 89' Juan

VERMELHOS
Nada a assinalar

Sporting
Treinador Paulo Bento

16 Tiago GR
78 Abel LD
13 Tonel DC
24 Miguel Veloso DC
8 Ronny LE a 77'
28 João Moutinho MD
7 Izmailov MO a 81'
10 Simon Vukcevic MO a 70'
30 Romagnoli MO
20 Yannick Djaló AV
31 Liedson AV
1 Rui Patrício GR
26 Gladstone DC
3 Marian Had LE
5 Paredes MD d 70'
6 Adrien Silva MO
88 Celsinho MO d 81'
9 Purovic AV d 77'

GOLO
1-118'
Liedson

Amarelos
48' Tonel 87' João Moutinho

VERMELHOS
Nada a assinalar

assim disse Ultra CDX @ 11:35   0 rugidos
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa