SCP
 12.09.2007

"Puro" rugido

Com o Sporting sob intensa pressão, na sequência de uma série de resultados negativos, a cabeça de Purovic concedeu a tranquilidade que faltava ao leão, que alcançou a V eliminatória da Taça de Portugal com uma vitória confortável. A goleada - quatro golos sem resposta - pode mesmo ser o tónico necessário para a recuperação anímica de que o emblema verde e branco tanto necessita.


O resultado de ontem assenta em alguns factores fundamentais, que contribuíram de forma inequívoca para o desfecho de um "filme" cujo argumento poderia conter uma "trama" bem mais complicada. É que, apesar do momento difícil que a formação verde e branca atravessa, Paulo Bento não teve pejo em excluir Liedson da convocatória - depois de o brasileiro, no último treino, ter sido protagonista de um acto de insubordinação -, enfrentando este desafio com Purovic como única referência do ataque. Esta limitação deu origem a uma aposta clara no canalizar do futebol leonino pelos corredores laterais, potenciando as características do avançado montenegrino, que não se fez rogado em mostrar todo o potencial que possui quando servido nas condições ideais: com a sua zona de influência reduzida à área adversária e municiado por cruzamentos com origem próxima da linha de fundo, o gigante da camisola 9 "matou" o jogo com duas cabeçadas indefensáveis.

Diga-se, também, que o Louletano pouco ou nada fez para contrariar a teórica superioridade leonina: com o Sporting a utilizar um único avançado de raiz, Bruno Cardoso optou por fazer alinhar três centrais e três médios de características defensivas, pensando apenas na construção de um "autocarro" que, afinal, estava cheio de buracos. Só no segundo tempo, quando já perdia por mais do que os 2-0 assinalados pelo marcador, ponderou a mudança de atitude, mas já nada havia a fazer. Pelo contrário, foram os leões que, insistindo no método - desequilíbrios pelas faixas laterais -, dobraram a vantagem.

Fiel ao modelo de jogo, mas assentando-o num sistema que divagava entre o 4x4x2 original e o 4x2x3x1 que libertava Izmailov e Vukcevic nos flancos, Paulo Bento logrou ultrapassar um dos escolhos que o separavam da pausa natalícia, garantindo a continuidade numa prova cujo título pretende revalidar.

Com a eliminatória resolvida, criaram-se ainda as condições para a entrada de duas pérolas da Academia: Adrien rendeu, com classe, um desastrado Miguel Veloso, e Luís Páez proporcionou a ovação da jornada a Purovic, mesmo que uma das claques, a Juventude Leonina, pareça ter escolhido o jogo de ontem para declarar guerra à Direcção do clube.

assim disse Ultra CDX @ 12:40   0 rugidos
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa