SCP
 1.28.2008

Uma questão de eficácia...

O Sporting recebeu e bateu o líder da Liga portuguesa, o FC Porto, por 2 golos, fruto dos tentos madrugadores de Simon Vukčević e Marat Izmailov.

FC Porto entra melhor
Confiante e tranquilo devido à confortável vantagem com que partiu para esta 17ª jornada, o FC Porto entrou bem melhor na partida de Alvalade, tendo demorado apenas 35 segundos para construir o primeiro lance de perigo. Bosingwa progrediu bem pela direita e endossou a bola a Lucho González, que rematou ao lado de pé direito. Os "dragões" chegaram mesmo a introduzir a bola na baliza do Sporting aos oito minutos, mas o cabeceamento de Lisandro López foi correctamente anulado por fora-de-jogo do avançado argentino. Lucho também ficou muito perto de inaugurar o marcador logo de seguinda, quando o seu remate saiu a rasar o poste, mas a verdade é que esse lance precedeu o descalabro do campeão nacional.

Golos de rajada
Estavam decorridos 13 minutos quando Izmailov cruzou do lado esquerdo, correspondendo Vukčević com um disparo de pé esquerdo que fez a bola passar por entre as pernas do guarda-redes Helton. O Sporting aproveitou o embalo e fez o 2-0 apenas dois minutos volvidos, com Pereirinha a passar por Fucile na esquerda, antes de cruzar para a entrada de cabeça de Vukčević. O primeiro remate do montenegrino ainda foi defendido por Helton, mas a bola sobrou para Izmailov, que apenas teve de empurrar de cabeça para o fundo da baliza.

Lisandro desperdiça
O FC Porto tentou reagir e poderia ter reduzido a desvantagem aos 27 minutos, altura em que Marek Cech cobrou um canto e proporcionou o cabeceamento de Lisandro ao primeiro poste, valendo ao Sporting o facto de a bola ter saído ligeiramente ao lado. O ritmo elevado do encontro abrandou a partir da meia-hora de jogo, com o FC Porto a ter mais posse de bola e a procurar atenuar a diferença antes do intervalo, ainda que sem sucesso.

Falta de eficácia
O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, mexeu na sua equipa ao intervalo, com Ernesto Farías a render Marek Cech e a alterar o sistema táctico dos "dragões" para o habitual 4-3-3. Lucho voltou a ter outra boa ocasião para fazer o 2-1 aos 54 minutos, quando cabeceou ao lado após uma excelente assistência de Paulo Assunção. A eficácia na finalização continuou a trair os forasteiros, que viram Anderson Polga cortar em cima da linha fatal um remate de Farías, isto antes do avançado argentino cabecear à barra da baliza à guarda de Rui Patrício.

Nada a fazer
A infelicidade portista e de Lucho em particular conheceu um novo capítulo aos 67 minutos, com o médio argentino a rematar ao lado quando tinha tudo para facturar, isto após uma excelente iniciativa de Lisandro. Ricardo Quaresma também esteve perto de marcar dois minutos volvidos, mas o seu disparo de fora da área não acertou com o alvo. O desespero visitante aumentou à medida que o cronómetro ia avançando, com o Sporting a aguentar a vantagem e a dar uma sapatada na crise que parecia querer instalar-se em Alvalade.

Leiria estreia-se a vencer
Apesar do segundo desaire da época, o FC Porto ainda detém uma vantagem de oito pontos sobre o segundo classificado, os lampiões, e 11 em relação ao Sporting, que ascendeu ao terceiro posto. A União de Leiria a sua primeira vitória ao cabo de 17 jornadas. A equipa de Vítor Oliveira recebeu e bateu a Académica de Coimbra por 3-1, com João Paulo (2) e Laranjeiro (pen) a assinarem os tentos do último classificado do campeonato. Edgar apontou o tento de honra da Académica. Noutros jogos, o Leixões venceu em casa o Paços de Ferreira por 1-0, enquanto Naval e Estrela da Amadora empataram a uma bola. Na Madeira, Nacional e Setúbal ficaram em branco.
Mais em uefa.com

assim disse Ultra CDX @ 19:54   0 rugidos
relojes web gratis

DC Templates™


Ultra JuveLeo Condeixa